Seminário nacional sobre Segurança e Saúde no Trabalho em serviços de saúde

Segundo a Organização Mundial da Saúde – OMS, existem cerca de 1.600.000 trabalhadores da saúde qualificados distribuídos no Brasil. Para o Anuário estatístico da previdência social, os acidentes nos trabalhadores da saúde são os maiores entre todas as áreas. Pensando nisso, a APMT convida seus associados e interessados para participar do SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO EM SERVIÇOS DE SAÚDE, a ser realizado entre os dias 28 a 30 de setembro de 2017, em São Paulo. Para falar deste importante evento, trazemos entrevista com o Dr. Edmundo Caboclo, um dos organizadores e palestrantes do Seminário.

QUAIS OS PRINCIPAIS OBJETIVOS DESTE SEMINÁRIO?
Com o tema “O CENÁRIO ATUAL DA SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHADOR DA SAÚDE NO BRASIL”, a comissão organizadora do seminário traz uma proposta com duas vertentes:  contribuir com a formação o médico do trabalho, através de cursos que abordam questões práticas do dia-a-dia dos profissionais que trabalham em serviços de saúde, e também trazer à luz temas polêmicos, que fazem parte do cotidiano dos profissionais de saúde, como a questão da violência e da dependência química. Também serão discutidos temas que estão bastante atuais como o trabalho das gestantes em locais insalubres, e propostas de soluções, trazendo exemplos de boas práticas na gestão dos afastados e da atenção integral à saúde.

EXISTE ALGUMA RAZÃO PARA A PREVIDÊNCIA SOCIAL APONTAR ALTOS ÍNDICES DE ACIDENTES DO TRABALHO COM OS TRABALHADORES DA SAÚDE? 
A previdência não só atesta os altos índices como também reconhece que os acidentes nos trabalhadores da saúde são os maiores entre todas as áreas. Trata-se de uma população carente de atenção, e mesmo passados mais de 10 anos do advento da NR32, ainda temos um alarmante cenário de adoecimento que atinge esta população, que diariamente são potencialmente expostos a riscos químicos, biológicos e ergonômicos, entre outros. Também preocupante o adoecimento mental deste público, que além das questões inerentes à profissão, vê-se exposto às mais diversas formas de violência, cada vez mais frequentes no ambiente de trabalho.

Edmundo Di Giaimo Caboclo – Médico pós-graduado em reumatologia, medicina do trabalho e perícias médicas Especialista em Medicina do Trabalho pela AMB/ANAMT. Atual Coordenador de Saúde Ocupacional do Hospital da Beneficência Portuguesa

FICHA TÉCNICA
SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO EM SERVIÇOS DE SAÚDE

Tema: O cenário atual da Segurança e Saúde do Trabalhador da Saúde no Brasil
Local: Universidade de Guarulhos – Campus Brigadeiro Paulista
Av. Brigadeiro Luiz Antônio, 917 Bela Vista – São Paulo/SP
Datas: 28 a 30 de setembro de 2017
Realização: Associação Paulista de Medicina do Trabalho
Comissão Organizadora: Dr. Marcelo Pustiglione, Dra. Edenilza Mendes, Dr. Edmundo Di Giaimo Caboclo e Dr. Paulo Roberto Leal
Público alvo: Médicos, Enfermeiros, Psicólogos e Assistentes Sociais do Trabalho; Engenheiros e Técnicos de Segurança do Trabalho; Fisioterapeutas Ocupacionais; Gestores de Serviços de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), privados e públicos; Prestadores de serviço e gestores em Segurança e Saúde no Trabalho; Gestores de Pessoas.

Informações adicionais:  http://www.blcongressoseventos.com.br/Eventos.asp?context=detalhes&id_evento=102

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Semelhantes:

Busque por período: