RETORNO AO TRABALHO

O exame médico ocupacional de Retorno ao Trabalho estabelecido pela NR-7 na elaboração do PCMSO, no primeiro dia da volta ao trabalho, sempre que o trabalhador estiver ausente do trabalho por período igual ou superior a trinta dias por motivo de doença ou acidente, do trabalho ou não, ou após o parto representa um dos maiores desafios para o médico do trabalho.

Tema de nosso congresso Dr. Itiberê Rocha Machado – O Médico do Trabalho Como Gestor de Saúde, foram abordados vários aspectos dessa volta ao ambiente de trabalho onde cabe ao médico do trabalho papel protagonista no acolhimento do trabalhador no retorno ao ambiente de trabalho, necessitando valorizar particularidades individuais, aspectos relacionados ao trabalho e processo produtivo, com o objetivo de reintegrar o trabalhador e manter o emprego.

Tivemos a oportunidade de ouvir a palestra do Dr. Marcelo Pustiglione que abordou aspectos técnicos e de legislação sobre o tema, salientando inclusive particularidades importantes no retorno ao trabalho e suas repercussões em mães lactantes.

Também foram palestrantes a Drª. Gabriele Moutinho Flores, que apresentou experiência bem sucedida em no Hospital Sírio Libanês de São Paulo, instituição sem fins lucrativos, bem como a Drª. Jeisiane Soares Ramanzini que falou sobre sua experiência em gestão do Banco Santander.

As experiências positivas narradas nestas duas instituições que dispõem de boa estrutura em Saúde e Segurança do Trabalho nos servem de modelo a ser alcançado baseado, sobretudo no acolhimento do trabalhador.

Vale lembrar que nós médicos do trabalho nos encontramos comumente frente a uma realidade socioeconômica diferente e próxima a realidade da maioria da sociedade brasileira. Há de se lembrar das dificuldades do retorno ao trabalho em empresas de pequeno porte, trabalhadores rurais, trabalhadores que retornam ao trabalho com sequelas ou limitações importantes. O que seria assunto para horas e horas de debate com a plateia presente ao evento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Semelhantes:

Busque por período: