RETORNO DO GRUPO RAMAZZINI – CAMPINAS

O Grupo Ramazzini de Médicos do Trabalho foi criado em Dezembro de 1978, por iniciativa de alguns médicos pertencentes às indústrias da região de Campinas.

O Dr. José Rubens Moreira, Médico do Trabalho que foi membro do grupo, mostrou os trechos retirados do documento original, do qual consta que a primeira reunião ocorreu na Robert Bosch do Brasil Ltda., sob a presidência do Dr. Djalma Thomaz da Silva, então Médico daquela indústria.

Naquela época, o Grupo Ramazzini realizava Jornadas de Medicina do Trabalho e Reuniões Científicas em Campinas, tendo ocorrido o último registro sobre esses eventos, em 2011.

Em 2018 assumiram, o Departamento de Medicina do Trabalho, o Coordenador João Daniel Hobeika e o Secretário Luis Fernando Gagliardi, com o propósito da reativação do Grupo Ramazzini nesta Gestão.

Em Junho de 2018, o Dr. Pedro Luiz Dragone e o Dr. Daniel Astun Cirino, Médicos do Trabalho, procuraram o Dr. Luis Fernando Gagliardi por se interessarem, também,  pela reativação do grupo.

Diante disto, o Dr. Luis Fernando, via Departamento, retomou as atividades do Grupo Ramazzini, de modo que, em 25 de Outubro de 2018,  o Grupo Ramazzini foi reinaugurado com temas atuais, propostas diferentes e profissionais de diversas áreas relacionadas à Saúde do Trabalhador.

A reunião foi pautada com o tema: Fatores Psicossociais e Saúde Mental no Trabalho.

Desde então, são realizadas reuniões mensais, nas últimas quintas-feiras de cada mês, presenciais, no Departamento de Medicina do Trabalho da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC)

No última reunião, a discussão foi o tema Desafio da Ergonomia e da Medicina do Trabalho diante do E-social com a explicação das palestrantes Andrea Gonçalves, Daniela Lassance, Roberta Leite e a Symone Miguez.

As perguntas foram interessantes, como: Posso realizar análise ergonômica sem aplicação de uma ferramenta; Obrigatoriamente preciso usar uma ferramenta para uma análise ergonômica?

Tivemos, também, a apresentação e dinâmica de grupo relacionando alguns desafios de ergonomia e medicina do trabalho frente ao E-social: AET x Mapeamento de Risco / GHE em Ergonomia

Colegas, venham participar das próximas reuniões!

Os  seguintes temas foram apresentados e discutidos nas Reuniões realizadas da SMCC:

Novembro/18: Gestão do Programa de Conservação Auditiva

Fevereiro/19: Modelo de Gestão em Ergonomia

Março/19: Gestão de impactos previdenciários nas Relações de Trabalho

Abril/19: Desafios da Ergonomia e da Medicina do Trabalho diante do E-social.

Luis Fernando Gagliardi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Semelhantes:

Busque por período: