Sobre Nós

História da Associação Paulista de Medicina do Trabalho

No dia 07 de dezembro de 1989, no Auditório do Conselho Regional de Medicina de São Paulo da Vila Mariana, vários Médicos do Trabalho se reuniram para constituir a Sociedade Paulista de Medicina do Trabalho – SPMT, como forma de organizar a categoria para atuar de forma mais efetiva no aprimoramento técnico e científico dos Médicos do Trabalho de São Paulo, além de apoiar e promover ações que visassem a melhoria dos ambientes e das condições de trabalho.

A SPMT se originou do Departamento de Medicina do Trabalho da Associação Paulista de Medicina – APM. Desse Departamento também se originou, no ano de 1968, a Associação Nacional de Medicina do Trabalho – ANAMT, através das viagens incessantes do Dr. Oswaldo Paulino, membro da Diretoria daquele Departamento, que vislumbrava uma Entidade Nacional como forma de aproximar os Médicos do Trabalho e facilitar a troca de experiências e o aprimoramento técnico dos que já exerciam e se dedicavam a atendimento da Saúde dos Trabalhadores.

Apesar da existência do Departamento de Medicina do Trabalho instalado nas dependências da APM, os Médicos do Trabalho àquela época sentiram a necessidade de se organizarem através de uma Entidade independente, juridicamente constituída, como forma de fortalecer a categoria profissional que, até então não havia sido reconhecida como Especialidade Médica, através da organização de eventos técnicos e científicos, entre outras atividades.

Desde então, a Sociedade Paulista de Medicina do Trabalho realiza diversas atividades para cumprir seu propósito de disseminar o conhecimento científico como forma de promover o aprimoramento técnico e profissional dos Médicos do Trabalho do estado de São Paulo. Essas atividades muitas vezes são realizadas em parceria com Universidades e outras Entidades que também atuam com o foco na Saúde dos Trabalhadores, a saber, ABPA, ABRAPHISET, ABRESST, APM, Sindicato dos Médicos de São Paulo, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo, Sociedade de medicina e Cirurgia de Campinas e vários grupos de Médicos do Trabalho do estado de São Paulo.

A Sociedade Paulista de Medicina do Trabalho sempre atuou reforçando a conscientização do Médico do Trabalho com relação à importância do trabalho realizado juntamente com os outros profissionais que compõem a Equipe Multiprofissional de Saúde do Trabalhador, guardadas as especificidades, atribuições e competências de cada categoria profissional.

Outro aspecto que sempre pautou a forma de atuação da Sociedade Paulista de Medicina do Trabalho foi a valorização da participação, em todas as fases e processos de discussões sobre as ações em saúde do Trabalhador, dos principais membros dessa equipe, que são os próprios trabalhadores, por entender ser de fundamental importância a visão daqueles que são o foco principal dessas ações.

A primeira Diretoria da Sociedade Paulista de Medicina do Trabalho foi constituída da seguinte maneira:

Presidente: Nelson Chaves
Vice-Presidente: Osmar Monteiro
Primeiro Secretário: Álvaro Frigério Paulo
Segundo Secretário: Pedro Afonso Guimarães
Primeiro Tesoureiro: José Roberto Betanho
Segundo Tesoureiro: Arlindo Gomes
Diretor Interior: Luiz Antônio K. Bittencourt
Diretor Científico: Edoardo Santino
Conselho Técnico Científico: Oswaldo Paulino, Henrique Vicente Della Rosa, Carlos Alberto Pereira, José Tarcísio Buschinelli, Bernardo Bedrikow, Sérgio Colacioppo, Antônio Cândido de Lara Duca, René Mendes, Jorge da Rocha Gomes e Diogo Pupo Nogueira.
Conselho Fiscal – Efetivos: Enrico Supino, Pedro Elias Makaron e Luiz Carlos Morrone.
Conselho Fiscal – Suplentes: Mário Bonciani, Clodomiro G. Moreno e Júlio Monastério.

São sócios fundadores da Sociedade Paulista de Medicina do Trabalho os(as) seguintes Médicos(as) do Trabalho, em ordem alfabética:

Ademar Gitsuo Takawa
Aizenaque Grimaldi de Carvalho
Álvaro Frigério Paulo
André Luiz de Faria
Antonio Buono Neto
Antônio C. Lara Duca
Arlindo Gomes
Armando Stephan de Castro Andrade
Bernardo Bedrikow
Carlos Alberto Pereira
Carlos Henrique H. Jansen
Itiberê Rocha Machado
René Mendes
Ricardo Neder Silveira
Roberto Godoy
Roberto Pires Soares
Rodolpho Repullo Junior
Suely Soares da Silva
Valdir Vicente Fonseca
Vicente Fernando Blumenschein
Walter Taiar
Wanderley Rodrigues de Assis

Desde então, foram os seguintes os Presidentes das Diretorias da SPMT:

GESTÃO 1989 – 1991
Presidente: Nelson Chaves – Presidente: Dr. Gilberto Archero Amaral

GESTÃO 1991-1993
Presidente: Luiz Fernando Ribeiro Macatti

GESTÃO 1993-1995
Presidente: Álvaro Frigério Paulo

GESTÃO 1995 – 1997
Presidente: Antônio Buono Neto

GESTÃO PROVISÓRIA 1997 – 1998
Aizenaque Grimaldi de Carvalho, Álvaro Frigério Paulo, Luiz Frederico Hoppe

GESTÃO 1998 – 2001
Presidente: Luiz Frederico Hoppe

GESTÃO 2001 – 2004
Presidente: Luiz Frederico Hoppe

GESTÃO 2004 – 2007
Presidente: Aizenaque Grimaldi de Carvalho

GESTÃO 2007 – 2010
Presidente: Aizenaque Grimaldi de Carvalho

GESTÃO 2010 – 2013
Presidente: Gilberto Archero Amaral

GESTÃO 2013 – 2016
Presidente: Antonio Javier Salán Marcos

GESTÃO 2016 – 2019
Presidente: Mário Bonciani

GESTÃO 2019 – 2022
Presidente: Flávia Souza e Silva de Almeida

GESTÃO  2022 – Atual

Presidente: Leandro Guimarães

Por força de determinação da Lei nº 10.406/2002 que instituiu o Novo Código Civil, a Sociedade Paulista de Medicina do Trabalho passou a ser denominada Associação Paulista de Medicina do Trabalho – APMT, o que se concretizou através da alteração dos Estatutos da Entidade, aprovada pela Assembléia Geral Extraordinária ocorrida em 12 de dezembro de 2005 na sua sede.

Nossa missão permanece firme no propósito de levar aos Médicos do Trabalho do Estado de São Paulo as condições e meios para o aperfeiçoamento técnico e científico, contribuindo pra seu aprimoramento profissional, o que vai repercutir diretamente na melhoria da atuação do Médico do Trabalho na promoção da saúde, na prevenção de doenças ocupacionais e do trabalho, bem como na manutenção da integridade física dos trabalhadores, que são nossos objetivos maiores.

Antonio Javier Salán Marcos
Presidente (Gestão 2013-2016) da Associação Paulista de Medicina do Trabalho