Dia Nacional da Saúde Bucal
Essa data comemorativa tem o objetivo de chamar a atenção para a importância da saúde bucal, que repercute na saúde do organismo como um todo. A boca é a maior cavidade do corpo a ter contato direto com o meio ambiente, sendo a porta de entrada para bactérias e outros microrganismos prejudiciais à saúde.
Uma boa higiene bucal diminui o risco de desenvolvimento de problemas bucais e dentários, como cárie, lesões bucais, aftas, mau hálito, gengivite, placa bacteriana e tártaro. É importante ressaltar que doenças da boca têm relação direta com o fumo, o consumo de álcool e a má alimentação.
O Dia Nacional da Saúde Bucal é comemorado em 25 de outubro, data em que também é celebrado o Dia do Cirurgião Dentista. A data foi escolhida por marcar a assinatura do Decreto Imperial n.º 9311 de 25 de outubro de 1884, que então criou os primeiros cursos de graduação de Odontologia no Brasil, inicialmente autorizados a funcionar nas cidades brasileiras do Rio de Janeiro e Salvador.
A campanha é uma oportunidade de incentivar a população, famílias, comunidades e governos a tomarem medidas para reduzir o número de indivíduos com doenças bucais. Os dentistas podem esclarecer a população a respeito da importância da alimentação saudável e dos hábitos de higiene para a manutenção da saúde bucal. Podem, ainda, trazer informações sobre como os hábitos do cotidiano podem influenciar e melhorar a saúde geral e a vida das pessoas.
Fonte:
bvsms.saude.gov.br