Prezado colega Médico do Trabalho
Após alguns anos livres do sarampo, nosso país vêm apresentando incidência crescente de casos desta doença, para a qual existe vacina muito eficaz, disponibilizada gratuitamente pelo SUS.
A Secretaria Municipal da Saúde, em consonância com a Secretaria Estadual da Saúde e o Ministério da Saúde, está coordenando uma Campanha Municipal de Vacinação Contra o Sarampo, orientada a todas as faixas etárias no Estado de São Paulo, com foco principal em pessoas com 15 a 29 anos, grupo com a menor oportunidade de ter recebido as duas doses da vacina Tríplice Viral (Sarampo, Rubéola e Caxumba), maior risco de adoecer e desenvolver formas graves da doença, mais virulenta em adultos, podendo cerca de 30% dos doentes apresentarem complicações.
Um ambiente de trabalho com centenas de pessoas não imunizadas favorece a rápida disseminação da doença, com sérias consequências para os trabalhadores e para as atividades produtivas das empresas. A incapacidade para o trabalho e a necessidade de isolamento social impõem ao trabalhador que permaneça em casa, com mínimo contato com pessoas, pelo menos até o desaparecimento do exantema (4 a 7 dias).
Sugerimos aos SESMT das empresas que realizem a vacinação dos trabalhadores sob sua responsabilidade com a vacina tríplice viral (SRC).
Para empresas sediadas no Município de São Paulo, a Secretaria Municipal da Saúde de SP fornecerá insumos (vacinas, seringas, agulhas), proporcionará capacitação da equipe do SESMT quanto à conservação e aplicação da vacina.
Para isso, entrar em contato com as enfermeiras do Programa Municipal de Imunizações, Adriana Peris Camara e Sonia Regina Barreto por meio dos emails adrianaperis@prefeitura.sp.gov.br, sviguelis@prefeitura.sp.gov.br e imunizacaoccd@prefeitura.sp.gov.br.
Muito obrigado pela atenção.
Seguem 2 anexos com informações e orientações complementares.
MEDIDAS DE CONTROLE | ATUALIZAÇÃO 23 DE MAIO
Dra. Flávia S. S. Almeida
Professora – Departamento de Saúde Coletiva da FCMSC-SP
Presidente da APMT
Dr. Hélio Neves
Professor – Departamento de Saúde Coletiva da FCMSC-SP
Assessor no Gabinete da COVISA
Enf. Maria Lígia Bacciotte Ramos Nerger
Coordenadora do Programa Municipal de Imunizações
PMI/Divisão de Vigilância Epidemiológica – DVE/COVISA/SMS
Rua Santa Isabel, 181 – 4º andar – Vila Buarque
CEP: 01221-010 – São Paulo – SP
Fone: (11)3397-8305 ou (11)3397-8319