Caros associados
Fomos surpreendidos ontem com o Parecer do CFM (ainda não publicado) sobre a quebra de sigilo médico nas contestações do Nexo Técnico Epidemiológico (NTEP).
Tivemos uma reunião urgente com a Dra. Marcia Bandini (ANAMT) e o Dr. Grimaldi (CREMESP) mostrando nosso profundo desacordo com:
– o teor legal do Parecer (contrariando os dispositivos das instituições públicas envolvidas: MTE, MS e INSS);
– e, em especial, a forma pouco democrática da deliberação (sem consulta às Câmaras Técnicas de Medicina do Trabalho e à ANAMT).
A reunião não poderia ser melhor.
Independente do Parecer contrariar parcialmente um posicionamento da APMT sobre o tema (Recomendação Ética N° 01/2016 – acesse no site www.apmtsp.org.br), o que nos parece mais lamentável foi o desprezo do CFM com as nossos dignos representantes da medicina do trabalho. É uma afronta à especialidade
Estamos conversando com diversas entidades públicas, privadas e de representação de profissionais, tentando reverter o Parecer (ou pelo menos abrir para a discussão ampliada com sociedade).
Enviamos este material para conhecimento do associado, cumprindo nosso compromisso de informar e lutar pela especialidade e opela saúde dos trabalhadores brasileiros.
Segue anexo a correspondência enviada à ANAMT.
Mario Bonciani
Presidente da APMT