1 Ano Gestão APMT

1 Ano Gestão APMT

Palavra da Presidente

Flávia S. S. Almeida

 

Prezados Associados e Associadas da Associação Paulista de Medicina do Trabalho (APMT),

Neste mês de março de 2020 completamos um ano da nossa gestão. Coincidentemente, no mesmo mês em que se destina um Dia Internacional, para homenagear as Mulheres.

Em virtude do cenário atual, as homenagens são aceitas; pelo papel de cada Mulher neste momento, qualquer que seja sua atividade, sem, no entanto, comemorações alegres, diante de um panorama tão triste, em face desta pandemia.

Cumpre-me o papel, neste momento de falar das ações, deste início desta gestão e as dividirei em etapas:

Considero como um ponto positivo, o fato de, nestes trinta anos de APMT, assumir, como primeira Presidente mulher.

Isto demonstra a nossa valorização e o que foi conquistado quanto aos nossos direitos do ponto de vista econômico, político e social.

Demonstra uma APMT que prospera na sua diversidade de Diretores.

Mesmo com tantos desafios de jornada tripla ou algumas vezes maior, como mulher, trabalhadora, organizadora do lar, futura mãe (com 7 meses de gestação), tenho o privilégio de ter a possibilidade desta atuação multifacetária.

Não posso deixar de citar que sustentada por tantas pessoas ao meu lado, marido, colegas de trabalho, diretores e diretoras da APMT, amigos e amigas, a quem agradeço.

É importante lembrar, com relevância, a necessidade de continuarmos na busca para que cada vez mais mulheres tenham mais oportunidades, com igualdade e equidade. Isto não pode ser um fato único.

Outro ponto a destacar, são nossas ações como Associação de Classe e, para isso, repito, aqui, o meu pronunciamento por ocasião da minha posse, para destacar o que nossa Diretoria protagonizou neste primeiro ano:

 

“Um dos nossos propósitos, na nova gestão, é, nos aproximarmos, cada vez mais, dos Médicos do Trabalho, sobretudo no sentido de que a APMT seja, para todos eles, um ponto de apoio para suas tomadas de decisões, por vezes difíceis, embora necessárias, diante de questões técnicas, legais ou éticas, no dia a dia de trabalho.”

Segundo este propósito foram elaborados:

  • levantamento por enquetes para definições de temas de eventos científicos e de notícias abordadas em nosso Informativo;
  • maior atividade em redes sociais e otimizando e inovando nossas discussões científicas por meio de lives;
  • participação ativa, contribuindo nas Revisões das Normas Regulamentadoras e divulgação de documentos com nossa visão e conhecimento adquirido na prática;
  • elaboração de documentos com sugestões para CREMESP/CFM sobre telemedicina;
  • elaboração de recomendações frente a atuação do Médico do Trabalho nesta pandemia, sobretudo no tocante à orientação quanto a consideração de nexo ocupacional para determinados casos de Profissionais da Saúde.

Outros projetos, ainda em andamento, deverão auxiliar nas questões do dia-a-dia do Médico do Trabalho. Para isto, contamos com uma APMT composta de uma equipe de Diretoria ativa, inovadora e comprometida.

Finalizando com uma última colocação sobre o enfrentamento de tantas mudanças neste ano, já anteriormente citadas, em meio a esta escuridão, vemos uma oportunidade, neste momento, de valorizar a atuação do Médico do Trabalho nas empresas. Lembrando que, antes de tudo, somos Médicos e estamos na linha de frente para ajudar a combater e minimizar as consequências deste sombrio e lamentável panorama de saúde no mundo, com repercussões sérias em nosso País .

Podemos afirmar, sem receio, que neste ano, tivemos uma APMT próspera na sua diversidade, ativa e inovadora, além de destemida e perseverante! Certamente isto só foi possível por uma ação conjunta com vocês, NOSSOS ASSOCIADOS.

Continuamos confiantes que este apoio se perpetue, pois nunca foi tão precisa a frase de que “juntos, somos mais fortes”.

Assim, ligado ao potencial de trabalho e comprometimento desta valorosa equipe que compõe a Diretoria da APMT, e contando com o apoio dos Associados, temos certeza que nossa Associação, por meio de ações objetivas, se consolidará cada vez mais, contribuindo para a valorização da Medicina do Trabalho!

Obrigada a todos!

 

 

 

Deixe uma resposta

Fechar Menu