Males causados pelo Amianto

Diversos países proíbem o uso do produto há anos. “O Brasil tem uma enorme dívida com a sociedade que, por mais de um século, ficou exposta ao amianto. Nesse contexto, devemos considerar expostos, incontestavelmente, os trabalhadores da indústria do amianto; porém, cada um de nós, todos os dias, sem se dar conta, temos contato com essa fibra que, há vários anos, foi banida de inúmeros países por seus claros malefícios à saúde.

 

O mineral talco, no Brasil, é retirado desde o sul da Bahia até o Paraná. Na hora da extração, quando não é feito um estudo sobre o solo e os outros minerais presentes nele, o talco pode ser retirado junto com alguma quantidade de amianto.

O amianto é uma fibra que, ao ser inalada, normalmente se aloja nos pulmões. As principais doenças causadas pela presença desta substância cancerígena no organismo atingem os pulmões, como o mesotelioma (câncer da pleura, a película que recobre o pulmão) e o próprio câncer de pulmão, além da fibrose no órgão. A principal porta de entrada da substância no corpo humano é por meio da via inalatória, quando a pessoa respira poeira ou alguma outra substância contaminada com amianto, como pode ser o caso do talco.

O gigante farmacêutico Johnson & Johnson foi condenado a pagar US$ 4,690 bilhões a 22 mulheres e suas famílias que alegam que um talco vendido pela empresa continha amianto e lhes causou câncer, decidiu um tribunal dos Estados Unidos.

A decisão é o último resultado de uma série de milhares de ações apresentadas contra Johnson & Johnson relacionadas ao talco. Segundo o advogado das vítimas, Mark Lanier, um juri composto por seis homens e seis mulheres em St. Louis, Missouri (centro), decidiu a favor das mulheres ao fim de seis semanas de julgamento. As 22 mulheres afirmavam que o uso do talco para sua higiene pessoal provocou câncer nos ovários.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Semelhantes:

Busque por período: