Outubro Rosa e Novembro Azul: Como o médico do trabalho pode atuar?

Movimentos prevencionistas foram implantados na década de 90, com o objetivo de estimular a participação da população no controle do câncer de mama e, mais recentemente, do colo do útero (outubro rosa) e da próstata (novembro azul).

O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres, depois do câncer de pele não melanoma. O câncer de mama atualmente responde, por cerca de 20% dos casos novos a cada ano. Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce, especialmente após os 50 anos. Para o ano de 2018, foram estimados 59.700 novos casos de câncer de mama no Brasil.

Já o Mês de novembro, é voltado para a conscientização do câncer de próstata. O Câncer é o tipo mais comum entre os homens, responsável por cerca 28,6% das mortes da população masculina. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Para atingir este objetivo, deve-se compartilhar informações sobre essas doenças promovendo a conscientização sobre este evento possível, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e, desta forma, contribuir para a redução da morbidade e da mortalidade.

Neste caso, cabe ao Médico do Trabalho como gestor da saúde de um conjunto de trabalhadores, mulheres e homens, promover eventos técnicos, debates e apresentações sobre o tema, assim como produzir recursos educativos para disseminar informações sobre prevenção e detecção precoce dessas doenças.

Aconselhamos buscar as recomendações atualizadas do Ministério da Saúde para rastreamento e diagnóstico precoce do câncer de mama, do colo do útero e da próstata, desmistificando conceitos em relação às ações preventivas e enfatizando a importância dessas ações.

Sites recomendados

http://bvsms.saude.gov.br/ultimas-noticias/2798-outubro-rosa-prevencao-e-diagnostico-precoce-do-cancer-de-mama

http://bvsms.saude.gov.br/dicas-em-saude/990-cancer-do-colo-de-utero

http://bvsms.saude.gov.br/ultimas-noticias/2535-novembro-azul-mes-mundial-de-combate-ao-cancer-de-prostata

http://portalms.saude.gov.br/saude-de-a-z/cancer-de-mama

 

Marcelo Pustiglione.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Semelhantes:

Busque por período: