Reunião da APM

Reunião da APM

A APMT foi convocada para uma reunião pelo Departamento Científico da APM,  junto a outras especialidades, com a finalidade de avaliarmos a possibilidade de serem organizados eventos multidisciplinares. Estavam presentes

O Diretor Científico Dr. Álvaro Atallah iniciou fazendo uma rápida introdução e comentou dos eventos organizados pela APMT, reconhecendo que têm sido exitosos. Com o objetivo de entender as razões para o sucesso o Diretor Científico Adjunto, Dr. Paulo Lotufo, da USP, lembrou de um tema importante na atualidade para discussão entre os presentes: as taxas de suicídio entre estudantes de medicina e a influência da síndrome de burnout na prática médica.

Todos os presentes, membros de diversas especialidades incluindo Psiquiatria e Psicologia Médica, concordaram em adotar este tema para discussão e frisaram a importância de se cuidar da saúde do médico.

Assim, foi correlacionado o tema proposto com as áreas de atuação representadas na reunião, o que resultou na sugestão de um evento conjunto e abordado com diferentes olhares, conforme cada área de atuação e especialidade ali representadas.

Além disto, os presentes também discutiram sobre a forma como são organizados os eventos na APM, geralmente Reuniões Científicas, lembrando o baixo quórum que costuma ocorrer em algumas. A exceção foram os eventos da APMT, tendo sido exposto por nós que o número de inscritos tem aumentado em função dos eventos com participação não somente presencial, mas também via web, o que tem permitido que médicos de cidades do interior e também de outros estados venham a participar.

Optou-se então por organizar uma Jornada Multidisciplinar de Saúde do Médico. Portanto, um evento maior, no formato de jornada, e não reunião científica, unindo departamentos e comitês, além de sugerirmos realizar parcerias com as sociedades médicas para buscar apoio institucional, de modo a contribuir para o aumento de participantes.

Foi mencionado, ainda, a importância da participação dos acadêmicos e residentes neste evento, pois além de divulgar o evento para a faculdades/universidades, inclusive objetivando a integração e acolhimento dos chamados “novos cursos de Medicina”, permitindo integrá-los com a APM e com os cursos de Medicina já tradicionalmente conhecidos.

A  reunião encerrou-se após ser feito um esboço do formato e da programação, tendo sido sugerida a possível data para o evento em um sábado no início de março de 2018.

A secretária do Departamento Científico da APM está mantendo contato por email com os participantes para finalização dos preparativos.

A participação da APMT na reunião foi bastante valorizada, tendo o êxito de seus eventos considerado um paradigma pelos demais departamentos de especialidades.

Parabéns à APMT, em especial o Presidente e a Diretoria Científica, que têm se empenhado para o sucesso dos nossos eventos.

Deixe uma resposta

Fechar Menu