A sociedade como um todo é afetada direta e indiretamente pelas questões relacionadas à saúde e o trabalho. Há uma grande preocupação com a integridade física e mental dos trabalhadores. Por este motivo, a prevenção é fundamental para a boa manutenção do trabalho e do trabalhador.
Todas as empresas possuem áreas estratégicas que estão diretamente relacionadas ao desenvolvimento dos negócios. A medicina do trabalho é uma dessas importantes áreas, pois é responsável pela relação entre a companhia e a saúde dos seus funcionários.
Contar com um departamento médico interno ou terceirizado é fundamental para que os colaboradores tenham acesso a ações de prevenção e tratamentos de doenças e lesões que ocorram especificamente no ambiente profissional, prezando, também, pela qualidade de vida do funcionário dentro e fora da empresa.
Reconhecida oficialmente como especialidade médica em 2003 pelo Conselho Federal de Medicina, a medicina do trabalho assume diariamente uma série de incumbências ligadas a saúde e a segurança dos empregados.
Listamos, a seguir, três pontos que evidenciam a importância dessa área dentro das empresas:
1. A medicina do trabalho é responsável pela manutenção e promoção da saúde dos
trabalhadores e de sua capacidade de trabalho.
2. Os profissionais da área analisam possibilidades de melhorias nas condições de trabalho,
deixando a empresa compatível com as principais normas de saúde e segurança estipuladas pela lei brasileira.
3. Promover ações que contribuam com a saúde e segurança, proporcionando um ambiente agradável para os trabalhadores desempenharem suas tarefas diárias faz parte das incumbências da medicina do trabalho.
A medicina do trabalho é a maior aliada para a manutenção do trabalho compatível. Tendo como objetivo preservar a vida e integridade do funcionário de qualquer tipo de empresa, promovendo a conscientização, a prevenção e a segurança do trabalhador.
Melhorando assim, a qualidade de vida e do trabalho. Contribuindo e aumentando a credibilidade da empresa na medida em que são implantados programas de prevenção, minimizando prejuízos provenientes de licenças médicas, demandas judiciais, tributos e indenizações, tornando a empresa e o trabalhador mais eficientes e diminuindo absenteísmo e afastamentos.