Dia Mundial da Alimentação 2023: A água é vida, a água é comida!

A água é vida, a água é comida. Não deixe ninguém para trás.

 

A água cobre 71% da superfície terrestre, mas apenas 2,5% dela é água doce, essencial para consumo, agricultura e indústria. O rápido crescimento populacional, urbanização e mudanças climáticas estão sobrecarregando nossos recursos hídricos, com a disponibilidade de água doce por pessoa diminuindo 20% nas últimas décadas. Atualmente, 2,4 bilhões de pessoas vivem em países com estresse hídrico, afetando principalmente pequenos agricultores, mulheres, povos indígenas, migrantes e refugiados. No Brasil, por exemplo, 2/3 território baiano se encontram na chamada Depressão Sertaneja, região que sofre com a escassez de água.

 

Além disso, cerca de 600 milhões de pessoas no mundo dependem de sistemas de alimentos aquáticos, como pescadores de pequena escala, piscicultores e processadores de peixe, com mais de 650 espécies cultivadas e quase 3.000 exploradas em pescas. Esses sistemas fornecem nutrientes essenciais, como ácidos graxos ômega-3, vitaminas e minerais vitais para a saúde humana.

 

Portanto, preservar e salvaguardar os ecossistemas aquáticos e as espécies que eles sustentam não é apenas uma responsabilidade, mas uma necessidade para o bem-estar do nosso planeta e seus habitantes. A água é finita, mas é um recurso natural infinitamente valioso, essencial para a vida e para a produção de alimentos.

 

O Dia Mundial da Alimentação, estabelecido em 1981 pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), é uma oportunidade de ação coletiva em 150 países e até 50 idiomas, destacando a importância da água na segurança alimentar e na conscientização sobre a fome, com o objetivo de criar um futuro alimentar sustentável para todos. Faça parte dessa causa, seja promovendo eventos ou adotando práticas responsáveis em sua vida diária. Podemos fazer a diferença escolhendo alimentos locais, sazonais e frescos, reduzindo o desperdício de alimentos e encontrando maneiras seguras de reutilizá-la, evitando a poluição da água.

 

Juntos, podemos tomar medidas em relação à água para o futuro dos alimentos, das pessoas e do planeta.

 

Fontes:

https://www.fao.org/brasil/noticias/pt/
https://www.fao.org/world-food-day/about/en
https://bvsms.saude.gov.br/as-nossas-acoes-sao-o-nosso-futuro-16-10-dia-mundial-da-alimentacao/
https://portal.campinas.sp.gov.br/noticia/50488

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Semelhantes:

Notícias Recentes
Busque por período: