Mensagem da Presidente  da APMT – Pandemia  Covid-19

Mensagem da Presidente da APMT – Pandemia Covid-19

Todo novo acontecimento exige mudança  de planejamento para readequação de ações.
Já  estamos passando de um ano de pandemia. Mais especificamente, no segundo ano de gestão APMT, iniciada em 2019. Como em todo início gestão,  elaboramos o Programa de ações  a serem desenvolvidas, no período de  2019-2022. Dentre eles, eventos científicos focados nas demandas dos associados,  criação da área restrita do associado, revisão do estatuto, resgate da história da APMT, congresso e elaboração de diretrizes para esclarecimentos sobre  questionamentos  por parte dos colegas quanto às condutas  frequentes   na rotina do Médico do Trabalho.

Mas, repentinamente,  surge a Pandemia. Uma questão maior  que se sobrepôs,  e alguns planos tiveram que ser  substituídos pela necessidade   do conhecimento e de medidas relacionadas ao covid19.

E a APMT, mantendo o compromisso de estar mais próximo de seus associados, precisou  reinventar-se. O  novo e  doloroso cenário exigia isso.

O ano de 2020 foi, então, focado nas orientações, esclarecimentos e atualização do Covid19. Foram elaboradas recomendações sobre covid19, abordando desde sintomas e definição de população vulnerável até medidas a serem adotadas nos locais de trabalho, para trabalhadores e SESMTs. Também foram feitas recomendações mais específicas  sobre a emissão de CAT para casos de Covid19. Uma programação científica foi elaborada para  abordar o tema da  Covid19 e, adotamos  o novo formato de live. Todo este conteúdo pode ser acessado em nosso site com acesso público: https://apmtsp.org.br/covid-19-2/.

Mesmo na  pandemia, a atualização das Normas Regulamentadoras continuou, exigindo, por parte da APMT,  realizações de  uma série de Lives sobre a atualização destas normas e seus desdobramentos,  também  disponíveis em nosso Facebook.
Em 2021,  nossa   esperança  se renova, diante   de vacinas com o intuito de  controle da pandemia, permitindo a   o retorno de nossa rotina. Entretanto, ainda nos cerca esta temida doença, com novas ondas, geradas por cepas mutantes.
Mas,  continuamos nos adequando no último ano. Definimos, para 2021, um novo formato de atividades científicas, como  disponibilizar aulas assíncronas para nossos associados. Estas  mudanças exigiram  atualizações em nosso site,  de modo, que a partir do próximo mês os colegas  terão  acesso  à nossa programação científica, podendo continuar se atualizando. Confiram os temas que serão abordados: https://apmtsp.org.br/confira-a-programacao-cientifica-que-a-apmt-oferece-para-voce/).
Um fato interessante que merece destaque, é  que, pensando na importância de se registrar o que a APMT fez e continua fazendo ao longo dos anos, pela área  de Saúde do Trabalhador, foi feito um compilado histórico. Pretendemos,  assim, mostrar que a semente plantada germinou e que seus frutos  são bons. E que cabe aos que assumirem as próximas gestões, continuarem, com desvelo, a cuidar dessa Instituição, para que a Medicina do Trabalho permaneça  sendo motivo de estímulo e que os profissionais sejam apoiados por uma Instituição  que lhes serve de pilar  sólido, sempre que dela necessitem.

Não  deixem de ler  o Informativo da  APMT, mensal,  sempre abordando artigos de interesse para a área,  como novas questões relacionadas ao Covid19,  vacinação, e tudo o que for relacionado à pandemia, enquanto ela perdurar.

Algumas decisões, difíceis, foram requeridas neste contexto, e uma delas, foi  adiarmos nosso Congresso APMT. Isto porque   um evento à distância, poderia  não trazer  o engajamento e aprimoramento almejado por nós!

Julgamos necessárias estas informações,  colegas, para que saibam  que a APMT continua  atenta, não  interrompendo suas  atividades laborativas.   Todas as ações atinentes às questões de  Saúde do Trabalhador continuam sendo nosso foco, indo além das previstas em legislação vigente. Milhões de trabalhadores adoecidos pela COVID-19 dependem de profissionais de nossa área, e sabemos o peso da nossa responsabilidade.

A APMT solicitou, oficialmente, à Prefeitura  e a Estado de São  Paulo, a inclusão de profissionais do setor,  dentro do grupo prioritário para vacinação.

Não  obtivemos êxito no nosso pleito, o que mostra o quanto nosso trabalho ainda não é valorizado como deve. E mostra que, apesar disso, sabendo o valor que temos, continuamos fazendo o  possível. A recusa da inclusão no grupo dos profissionais a serem vacinados, não mudou nossa atitude frente à pandemia. Inúmeros trabalhadores precisam de nós.

A APMT cumpriu o seu papel enquanto instituição  que representa os Médicos do Trabalho do Estado de São  Paulo.

Finalizo, expressando a angústia de não englobar todas as expectativas previstas no início de nossa gestão, mas com a expectativa de que nossos ajustes possam, de alguma maneira, continuar beneficiando nossos associados e a valorização de nossa especialidade.

Flávia Almeida

Presidente APMT 2019-2022

Deixe uma resposta

Fechar Menu